Queimadores industrias e sistemas de combustão em geral, assim como qualquer outro equipamento, também são suscetíveis há falhas e, por isso, é altamente recomendável a manutenção preventiva periódica para evitar que a sua produção te deixe na mão.
A boa notícia é que com alguns cuidados básicos, pode-se prolongar bastante a vida útil dos principais componentes do seu sistema térmico e, assim, mantê-lo em pleno funcionamento por mais tempo.
Abaixo listamos algumas das principais precauções preventivas para que seu equipamento não pare de funcionar.
FILTROS
Os filtros compõem o cavalete de admissão e são responsáveis pela retenção de partículas provenientes do gás ou óleo que podem gerar falhas nos componentes de segurança em um sistema de combustão.
É muito importante que eles sejam limpos ou tenham seu elemento filtrante trocado periodicamente, pois o excesso de sujeira ou até a falta de tal elemento podem causar danos mais sérios ao sistema de combustão.
PRESSOSTATOS
Os pressostatos são um dos componentes que compõem a linha de segurança de um sistema térmico e são responsáveis pelo monitoramento da pressão do cavalete de gás.
Além de indicar problemas como baixa ou alta pressão de gás durante o processo, o próprio pressostato pode apresentar falhas como excesso de sujidade ou desgastes natural ocasionado pelo tempo, prejudicando seu perfeito funcionamento.
REGULADORES DE PRESSÃO
Se o pressostato monitora a pressão do cavalete de gás, os reguladores de pressão, como o próprio nome diz, são responsáveis por controlar e estabilizar a pressão do combustível para uso no queimador.
As principais falhas sinalizadas por esse equipamento são por variações de pressão, mantendo-a instável. Geralmente essas falhas se dão por sujidades, desgaste de membranas, variação da pressão de entrada, mal dimensionamento da válvula e/ou tubulação.
VÁLVULAS SHUT-OFF
Mais um equipamento de segurança dos queimadores industrias, as válvulas shut-off interrompem a passagem dos gases quando há uma variação do valor padrão da pressão.
Seus defeitos estão relacionados a sua má regulagem e por desgaste de acionamento, já que ela vida útil baseada na quantidade de acionamentos.
VÁLVULAS DE BLOQUEIO
As válvulas solenoides, como também são conhecidas as válvulas de bloqueio automático, possuem a importante função de efetuar o bloqueio da passagem do combustível, pois elas são responsáveis pelo controle de abertura e fechamento do gás sempre que houver qualquer sinal de falha advindo do programador de chama, o “cérebro” da combustão.
Algumas falhas comuns relacionadas a esse equipamento são elétricas, porém deve-se atentar a problemas como: pressão irregular, sujidades sobre o diafragma e corrosões.
Uma dica importante sobre a instalação desse componente é instalação em local livre de intempéries, além de verificações no sistema de estanqueidade da válvula que devem ser feitas de tempos em tempos de acordo com o período de funcionamento do queimador.
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
Lembre-se, tão importante quanto um sistema de combustão bem ajustado com o melhor custo-benefício para a sua produção é um sistema seguro para não pôr em risco nenhum dos colaboradores envolvidos em seu processo industrial, seguindo à risca a NBR 12.313, que regulamenta todo sistema de combustão a gás no Brasil, seja de baixa ou de alta temperatura.
Em caso de dúvidas, chama a Corimec pelo nosso WhatsApp ou nos mande uma mensagem através do formulário abaixo. Será um grande prazer te atender e fazer todos os testes necessários para aprimorar eventuais necessidades de melhoria em seu sistema térmico.
Se gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais através dos botões ao lado.
Conheça outros conteúdos exclusivos da Corimec em nosso blog
Corimec, aquecendo a indústria e o agronegócio brasileiro.